Cerimônia das Areias

Origem

Quando se fala em cerimônias de casamento é muito difícil saber precisamente a origem exata de cada uma delas. Com a cerimônia das areias não é diferente.

Essa cerimônia pode ter sua origem numa antiga tradição do povo hebreu, o chamado Pacto de Sal. Ele seria utilizado para selar qualquer acordo feito. Mas também pode ter sua origem nos casamentos do Havaí. Nesse caso os noivos levavam areias das praias próximas a localização de suas tribos para selar sua união. Além disso, existe uma outra história de que essa cerimônia tenha se iniciado em um ritual dos Apaches, uma tribo nativa dos Estados Unidos.

O que importa mesmo se pararmos para pensar é que no chamado Pacto de Sal ou nas areias o sentido dessa cerimônia é de união duradoura visto que ao se misturar as areias ou o sal esses não mais poderão ser separados totalmente.

A cerimônia das areias é um rito super democrático dentro das cerimônias pois sendo o casal religioso ou não ela pode ser feita. E se você acha que pode haver confusão por conta das religiões na família vale pensar que ela também cai super bem no casamento ecumênico.

Essa cerimônia pode acontecer tanto em casamentos ao livre, seja na praia ou no campo, quanto em casamentos em locais fechados.

Como acontece a cerimônia das areias

No geral, a maneira mais comum de se fazer o rito das areias é apenas com os noivos.

Funciona da seguinte maneira cada um dos noivos possui um recipiente com a areia escolhida por ele.

Haverá também outro recipiente vazio.

O celebrante fala sobre o significado da celebração, explica que essa celebração nos remete ao sentimento de que naquele momento dois corpos unirão suas vidas de maneira que estas não mais poderão ser separadas, entre outros detalhes a respeito do significado das cores das areais e o motivo do recipiente aonde elas chegaram ao local da cerimônia ser do material escolhido, etc.

Enquanto isso os noivos depositam as areias no recipiente vazio, misturando-as e, dessa forma, simbolizando a união das duas vidas.

Há também outras maneiras de realizar esse rito aonde haverá a participação de outras pessoas como familiares, amigos, filhos.

Logística da cerimônia das areias

Assim como outras cerimônias, algo essencial para a cerimônia das areias é a organização.

Para que não hajam surpresas, é importante que os noivos informem ao celebrante a vontade de realizar essa cerimônia.

Também é importante ter em mente que o recipiente em que se misturarão as areias será de posso dos noivos para que estes o levem para sua casa.

Esse recipiente formará um desenho que reflete a relação daquele casal e por isso deve ser mexido o mínimo possível.

Além disso, existem casais que mandam fabricar um recipiente personalizado para a sua celebração. E se este for o caso, deve ser um item a estar no radar da assessoria.

Os significados das cores das areias

Existem areias de muitas cores.

No geral os noivos escolhem duas, mas também podem escolher mais cores para fazer o rito.

Então vamos lá ao significado de cada uma dessas cores.

Preto – mistério e fantasia, associado a sofisticação e luxo.
Branco – paz, calma, pureza.
Vermelho – paixão e do sentimento.
Verde – vigor, juventude, frescor, esperança e calma.
Amarelo – calor, luz , prosperidade.
Azul – lealdade, a fidelidade e sutileza.
Castanho – maturidade, consciência e responsabilidade..
Lilás – espiritualidade e intuição.
Rosa – beleza, saúde, sensualidade e romantismo.

3 thoughts on “Cerimônia das Areias

  1. Esse blog é cada vez mais surpreendente e lindíssimoo, gosto muito de ver as atualizações e todo detalhe pensado com muito carinho!! CONGRATULATIONS .

Deixe uma resposta