
Aquele casamento universal …?
O casamento é uma data muito marcante, um divisor de águas na vida de um casal.
Você já mora junto? Ainda assim essa data será este divisor para você!
Esse momento ainda assim vai se eternizar. Será a marca de uma união para o universo.
Muitas vezes acontece de cada um no casal ter as suas crenças e descrenças, muitas vezes elas não são unas. Mas a união se faz através do amor, compreensão, companheirismo ou mesmo de visões de um futuro comum.
Se este é o seu caso, uma opção de celebração para o seu grande dia é uma cerimônia ecumênica.
Esse tipo de cerimônia é aquele universal. Existem vários ritos que se encaixam muito bem para um casamento nesses moldes. Vamos ver alguns deles?
Cerimônia das Areias
O frasco simboliza a pessoa, una, indivisível. A areia dentro dentro do frasco simboliza a vida, as experiências, a família, os amigos, as relações, aquilo que a pessoa carrega dentro de si.
Cerimônia da Árvore

Cerimônia da Vela
Uma vela representa a família da noiva, outra a do noivo, a terceira será acesa para representar a nova família que surge dessa união. Primeiro, os pais (ou somente a mãe) dos noivos acendem, cada um, a vela de sua sua família e a entrega aos seus respectivos filhos. O casal então une as duas chamas e acende uma nova vela no altar. Essa terceira vela simboliza a família que se inicia naquele momento.
Cerimônia do Vinho
Duas taças são colocadas no altar: uma com vinho tinto e outra com vinho branco. Um simbolizando os momentos de maiores dificuldades ou tormentas e o outro simbolizando os momentos de paz e calmaria. O casal pega as taças e coloca os líquidos em um recipiente maior (jarra) para que se misturem, formando uma bebida rosada. Que representa todos os momentos que o casal passará durante a vida. Em seguida, esse líquido é servido nas taças e os noivos bebem dele, simbolizando que os dois agora são um só, inseparáveis, que partilharão por igual os bons e maus momentos da vida que segue.