Planejamento

Por onde começar?

Quer fazer a festa do ano? Comece por um bom planejamento!

Saiba primeiramente qual o tamanho do seu orçamento. Deixe claro na sua cabeça e, principalmente, COLOQUE NO PAPEL quais são as coisas de que você não abre mão, com isso bem delimitado você pode começar a procurar os preços e entender o que cabe no seu orçamento.

Faça uma lista preliminar de convidados, esse é o primeiro passo para saber qual é o tamanho da sua festa. Lembre-se, essa é uma data muito importante, marcará a vida do casal. Divida essa data com as pessoas que são de fato importantes para o casal. Convide apenas as pessoas para as quais você pagaria um belo jantar, no fim será bem isso que vai acontecer, então seus convidados devem ser escolhidos a dedo.

Temos um post no blog falando a respeito dos tipos de casamento e locais. A instituição casamento para mostrar por aí é algo cada vez mais em queda. O mais importante é o compromisso que cada ente do casal assume perante ao outro. Então muitas vezes o casal vai escolher um local que realmente tenha significado ou que corresponda a identidade do casal.

O amor precisa ser o carro chefe dessa realização, muitas vezes as pessoas vão a casamentos mais simples e gostam mais do que grandes e luxuosas festas, muito disso vêm do fato que o amor não escolhe cor, conta bancária ou qualquer superfluidade para transbordar. São as pessoas que conseguem, ou não, inundar um ambiente de amor.

A importância do planejamento

O planejamento vai salvar você. Acredite! O segredo para que seu casamento saia com um custo condizente ao tamanho do seu sonho é o planejamento.

Planejar vai fazer com que você saiba exatamente o que é primordial para você neste dia, o ponto de partida para que você olhe para as fotos e vídeos deste dia e relembre as boas sensações vai ser o planejamento.

Ferramentas de planejamento

PLANILHE TUDO! Você pode não gostar, mas as planilhas vão ser excelentes aliadas no planejamento do seu casamento.

Ainda existem sites gratuitos em que você pode lançar seus dados de fornecedores, dias de pagamento, etc. Existem também assessorias de casamento que podem fazer essa parte chata por você. É chata, mas é muito importante!

Saber para que tipo de serviço está indo a maior fatia de gastos é importante. É, inclusive, uma maneira de avaliar se vale a pena determinada fatia de gasto para cada serviço, o tão conhecido custo benefício. Você vai ganhar eficiência no gasto do seu tão suado dinheiro.

Busque sempre mais de uma opção de orçamento (pelo menos três para cada serviço) e fique muito de olho no que está incluso dentro de cada serviço pois existem economias das quais você pode vir a se arrepender depois.

Participe de workshops e feiras da área, esta é uma maneira de pesquisa que pode ser importante para sua economia.

Outra ótima maneira de economizar é conversar com profissionais de organização de casamentos. Procure profissionais do ramo de casamento e bodas. Uma festa de casamento bem como os fornecedores deste setor costumam ter uma dinâmica própria, o público costuma têm atitudes e expectativas bem definidas, além de que muitas vezes é necessário traçar o perfil dos convidados para que as escolhas em relação aos gastos sejam mais assertivas.

Converse também com recém casados, eles passarão a visão de quem já passou por essa comemoração de uma maneira bem alinhada com o presente. Talvez você tenha novas ideias ou abandone outras ;).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *