Cronograma

Programe-se…

Depois de saber o quanto pode gastar é importante que você distribua suas atividades no tempo.

O casamento tem um aspecto contratual.

Vamos falar de alguns deles aqui.

Para que você entenda o quanto é importante distribuir os afazeres, economizando assim algo muito importante nos dias atuais, TEMPO.

Contrato social

Perante a lei o casamento é um contrato social. Sendo assim, este contrato têm um processo a ser seguido em que cada etapa deve ser feita no tempo correto.

Cartório

Para que seu casamento se realize uma série de documentos vai ser necessária.

Você precisará comparecer ao cartório, precisará esperar publicação em diário oficial, entre outras etapas.

Você precisa definir com o seu futuro cônjuge quais serão os termos do contrato social de vocês ou seja, o regime em que se dará o casamento.

Temos por default três tipos em vigência comunhão total de bens, comunhão parcial de bens e separação total de bens, mas nada impede que as partes façam seu próprio regime.

Além disso, vocês precisarão definir se casarão no próprio cartório ou se assinarão os papéis do cartório no dia e local da cerimônia.

Importante… Caso vocês optem pelas segunda opção o celebrante deverá ser habilitado para realizar a cerimônia com efeito civil.

Cronograma

É importante saber em que momento fazer cada coisa.

É péssimo deixar para fazer as coisas na última hora.

Se isso acontecer você invariavelmente poderá comprometer a saúde financeira do casal, a saúde do relacionamento com as correrias e decisões impensadas.

Além disso, dependendo do tamanho do seu sonho, você poderá comprometer a sua sanidade mental (acredite, isso é possível). Alguns sonhos demandam muitos detalhes e muitas etapas.

Levar a organização de um evento social desta importância de maneira despreparada, corrida e impensada pode fazer com que ao invés de se recordar de um dia feliz você acabe amargando uma frustração.

Vale lembrar que cada casal tem um tempo e uma distribuição de afazeres que pode afetar o andamento do cronograma.

Essa imagem é só um guia mesmo!

Se o casal entende de maneira muito diferente a importância de cada coisa, se os gostos são muito diferentes, se o casal não consegue se encontrar tão regularmente, ou mesmo é desfocado, enrolado.

Enfim… qualquer coisa que venha a ser motivo de atrapalhamento considere trazer a maioria das datas desse guia para antes.

Uma assessoria é primordial para adequar os passos ao perfil do casal de maneira lógica e que não sobrecarregue os noivos, mas se você não têm uma assessoria ou contratará uma apenas para os momentos finais fica uma dica de cronograma.

Tenha em mente também que a entrada dos papéis no cartório deve ser essa aí mesmo. Então, não pode ser mudada.

Ainda na dúvida de quando começar? Consulte organizadores de casamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *