Cartório

Cartórios no Brasil

Navegando nos grupos de noiva eu percebi que uma das partes mais complicadas em relação ao casamento é justamente a parte de cartório.

Há uma cultura no brasil de burocracia demais em muitos aspectos, assim a população se afasta de órgãos públicos ou mesmo órgãos que prestam serviços públicos mesmo não o sendo.

Os serviços notariais e de registros foram, em sua maioria, delegados a particulares, exceção do Estado da Bahia.

Então vamos ao passo a passo para você se casar?

Início do processo

Dê início ao processo entre 60 e 90 dias antes da data em que pretende se casar.

A entrada no proclamas deve acontecer pelo menos 30 dias antes da cerimônia. Ficam afixados por 15 dias cada um.

Não havendo impedimento os noivos estarão aptos para casar dentro do prazo de 90 dias corridos.

Se esse prazo vencer o processo deverá ocorrer todo novamente. Então fica o alerta, cuidado com esses prazos e planejem-se antes.

Documentos necessários

Se você é solteiro:

  • RG e CPF dos noivos;
  • Certidão de nascimento dos noivos;
  • Comprovante de residência.

Aqui vão os pulos do gato! Assim você não terá viagens perdidas ao cartório.

O cartório que você vai precisa ser aquele que responde a área do seu comprovante de residência. Mas fique atento, não necessariamente será o cartório de registro civil mais próximo da sua residência.

A certidão de nascimento deve ser uma certidão atualizada. Essa certidão precisa ser retirada no cartório da cidade em que você nasceu. Mas não se preocupe, até a sua tia distante pode fazer a retirada dessa certidão.

Ah, mas sou divorciado. E agora? Leve a certidão de casamento com o registro de divórcio.

Hum, sou viúvo. Como faço? Leve a certidão do casamento com o falecido ou falecida e a certidão de óbito do cônjuge falecido.

Noiva ou noiva estrangeiro? Leve o passaporte, mas atenção, com carimbo brasileiro. Será necessário apresentar também a certidão de nascimento d a declaração de estado civil, atenção novamente, originais e traduzidas por um tradutor público juramentado no Brasil e registradas no Cartório de Registro de Títulos e Documentos.

Deu entrada no casamento bonitinho?

Agora espera sair o edital de proclamas no mesmo cartório em que deu entrada.

Após sair esse documento, a noiva ou noivo terão de retirá-lo no cartório e levá-lo ao cartório responsável pelo cep em que a outra parte mora para que seja publicado e afixado por 16 dias o proclamas dessa parte.

Após esse período o proclamas deve ser retirado e levado para o cartório em que o processo foi iniciado e que realizará a cerimônia civil.

Como diminuir as idas ao cartório? Normalmente isso acontece quando noivo e noiva residem em áreas em que o mesmo cartório é responsável.

Testemunhas

Serão necessárias duas pessoas como testemunhas no cartório no dia em que for dada a entrada na documentação. Elas precisam, no entanto, levar RG, ser alfabetizadas e maiores de 18 anos.

Atenção! As testemunhas do dia da entrada da documentação não precisam ser as mesmas do dia da cerimônia.

Cerimônia civil

Nesse post a gente não vai falar da diligência, esta é a cerimônia que acorre fora do cartório pois haverá um post exclusivo para isso.

No dia da cerimônia no cartório vocês não poderão lotar o lugar! De maneira que serão necessárias apenas duas pessoas e da mesma forma que no dia da entrada da documentação precisam levar RG , ser alfabetizadas e maiores de 18 anos.

2 thoughts on “Cartório

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *